Anglo Viçosa inova aulas de produção de texto por meio de Júri Simulado

Para o Anglo, uma boa escola é aquela que abre possibilidades, dá margens ao desenvolvimento, explicita caminhos, faz expandir conhecimento, formando cidadão crítico, autônomo, participativo, cônscio de seus direitos e deveres. 

O Júri Simulado é uma proposta que tem o objetivo de fomentar o protagonismo por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, escrita, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas transversais que abordam valores referentes à cidadania: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho , consumo , pluralidade cultural e política. Os alunos se apoiam em várias tecnologias, pesquisas, vídeos, teses, entrevistas, ensaios, discussões. A escola vivencia debates de alto nível ( Defesa , Acusação, Jurados, Convidados), um “show” de domínio, harmonia , dedicação.

O espaço escolar, que não se restringe à sala de aula, pode e deve ser usado para promover a reflexão e estimular o pensamento crítico dos alunos através de leituras e discussões. Ademais, muitos deles têm receio de falar em público e de exporem as opiniões. Dessa forma, o Júri Simulado se mostra de suma importância para que os discentes possam praticar a oratória , a dialética e , sobretudo, a cidadania , avultando suas competências e habilidades. Outrossim, o aluno que participa dessa atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas , a defender uma ótica que, diga-se de passagem, muitas vezes é antagônica às suas concepções; evitando, dessa maneira, ideias, opiniões ou conhecimentos estreitos, rígidos, limitados, ultrapassados; ou confirmando, de forma mais plausível, por ter sido confrontado, um ponto de vista.

Fica explícito, portanto, que o desenvolvimento do debate, por meio do “Júri Simulado” , tem como sustentáculo o conceito de que educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões do educando, de acordo com os ideais de uma sociedade determinada. É aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais, é preparar o cidadão para a vida.